Os melhores truques para ensinar ao seu cachorro

Júlia A.

 Ensinar truques para seu cachorro não é só fofo e divertido, também é extremamente benéfico! Qualquer cão, de qualquer idade, pode ser adestrado e aprender novas brincadeiras e comandos.

Isso os ajuda a estabelecer uma conexão muito melhor com o tutor, além de torná-los mais inteligentes, pacíficos, atentos e menos estressados.

Regras Básicas

 Antes de começar a ensinar seu amigo, você precisa ter algumas coisas em mente:

  1. O processo deve ser divertido, algo terapêutico. Se vocês estiverem cansando, ou a frustração prevalecer, busquem outro método, ou outro truque.
  1. O melhor método é o da recompensa. Deixe seu cãozinho saber quando ele fez algo certo. Dê algum petisco, faça carinho e o elogie com uma voz agradável. É a maneira mais rápida e eficiente de aprendizado.
  1. Seja paciente. Seu amigão não fala nossa língua. Quanto mais tempo você der a ele, melhor ele vai se adaptar e entender a mensagem que você quer passar.
  1. Não adianta estressar ou brigar com seu cachorro quando ele cometer um erro. Não grite e, de forma alguma, puna-o fisicamente. Isso só vai gerar uma aversão ao treino e torná-lo o oposto do que deve ser.

 Vamos aos truques

 Mas por onde começar? Bom… pelo começo.

 A maioria dos truques se baseia em três comandos básicos: Sentar, deitar e ficar. É importante que você inicie por eles, para depois buscar variações, como rolar, dar a pata, ficar de pé, pular, fingir de morto, abraçar, etc…

  1. Sentar

    Para ensinar seu doguinho a se comportar ou obedecer uma ordem simples. É o mais fácil e talvez o mais importante.

    Comece mostrando a ele um petisco, para ganhar a atenção, depois vá movendo ele por cima do focinho e para trás da cabeça, até que o cachorro se sente.

    Na hora que ele o fizer diga algo para que à ação, como “sente”, num tom imperativo. Dê o petisco quando ele acertar.

  2. Deitar

     Depois de ensinar ele a sentar, este é o próximo passo: Faça com que ele sente e aproxime um petisco para perto do focinho dele, com a mão fechada para que não seja devorado.

    Vá abaixando a mão e induzindo seu cãozinho a se abaixar mais até deitar. Dê o comando quando ele estiver deitando, para que associe à ação.

    Recompense-o quando fizer tudo certinho e repita o processo, cada vez abaixando o petisco mais rapidamente, até que ele só responda ao comando de voz.

  3. Ficar

     Tinha até um desafio rolando na internet alguns tempos atrás, de pedir para que o cachorro fique parado na frente de um prato de comida e só coma quando autorizado.

    É um truque básico, mas muito impressionante e que com certeza vai ajudar em muitos outros. 

     De novo, comece fazendo seu cãozinho sentar, então emita o comando “fica!”, com uma mão aberta na posição de “pare”.

    Vá afastando a mão aos poucos. Quando chegar numa certa distância e ele não se mexer, recompense-o.

    Aumente gradativamente o número de passos que você dá para trás e, caso ele te siga, ignore e diminua um pouco a dificuldade.

  Ensinando esses três truques você já terá uma ótima base formada para adestrar seu cachorro.

Assim, a comunicação vai ficar melhor e ele será um bichinho muito mais tranquilo e obediente, especialmente quando você, seu tutor e amigo de confiança, estiver por perto.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email

Tapete para cães de pequeno a médio porte

Turma do pinicão

Outros artigos
cachorro filhote fundo amarelo
Cão medroso
filhote-erro-de-criação