Ter uma rotina é extremamente benéfico, e não só para nós humanos. Animais de estimação, especialmente os cachorros, podem ter um impacto positivo muito grande quando seguem uma rotina, fazendo com que eles vivam uma vida muito mais feliz e saudável.
Benefícios
Mas, se meu cachorro não precisa estudar, nem trabalhar, então porque ele precisa de uma rotina? Bom, pode parecer mentira, mas ter uma rotina ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade (pelo menos com os cachorros), isso porque eles passam a ter certeza que poderão comer em certo horário e ter momentos de lazer. É melhor que ficar esperando para ver se terão a chance de fazer isso a cada dia, o que pode gerar um acúmulo de ansiedade, que será descontada nos móveis e no seu chinelo.
Quem se beneficia mais são os cachorros que moram em apartamentos, já que ficam confinados em espaços muito pequenos, portanto ter a certeza que poderão sair para passear em determinado horário é muito bom para seu emocional.
Uma rotina também garante que eles aprendam alguns comportamentos mais rápido, como quando sair para urinar ou que horas devem esperar receber comida (o que evita que eles fiquem pedindo e choramingando em horários aleatórios do dia). Além disso, a rotina vai ajudar você a cuidar melhor do seu cãozinho, já que poderá calcular melhor o quanto de exercício ele está fazendo, quanto está comendo e quanto do seu tempo você dedica exclusivamente a ele.
Como se organizar
Isso varia de pessoa para pessoa, afinal, cada um tem seus horários e costumes, mas o ideal é que você dedique, no mínimo, uma hora e meia do seu dia a dia exclusivamente para seu cãozinho (quanto mais, melhor!), para brincar com ele e sair para passear. No caso de cachorros de apartamento, o ideal é passear duas vezes ao dia.
Não se esqueça de incluir todos os aspectos da vida dele nesse roteiro diário. Isso inclui a higiene, lazer, comida, banheiro e o sono. Destaque especial para esse último, que além de ocorrer a noite também vai ser comum durante algumas horas do dia (sim, é saudável e normal que cães tirem várias sonecas ao longo do dia, isso não interferirá no sono noturno deles). Para que ele descanse bem, garanta que faça bastante exercício durante os passeios, explore e tenha experiências enriquecedoras.
Para incluir a soneca de forma adequada na rotina, observe os horários em que ele costuma dormir durante o dia e veja quais se encaixam melhor para você, então adapte seu cãozinho aos poucos.
Inclua também banhos, escovação, etc… Quando precisar quebrar esses horários, escolha o mais adequado para não causar estranheza no seu amigo. Por exemplo, se precisar levá-lo ao pet-shop, faça isso na hora do passeio, quando ele já está esperando sair de casa. Se você for sair em um horário incomum, prefira o momento em que ele está descansando ou tirando uma soneca.
Com os horários certos para cada função definidos, você e seu pet vão se acostumar cada vez mais à rotina e terão uma vida muito mais saudável e adequada, passando o tempo perfeito juntos e poupando ele de diversas ansiedades diárias.