cachorro filhote fundo amarelo

Adotar um cachorro – como fazer a escolha certa?

Júlia A.

 Adotar um cãozinho é sempre motivo de felicidade. Você está prestes a levar pra casa seu novo amigo, com quem vai brincar, dividir um teto e incluir no seu cotidiano, como se fosse um novo membro da família. Então é importante fazer a escolha certa.

 Chegando lá, você vê vários animaizinhos, um mais fofo e apaixonante que o outro. Tem vontade de levar todos, mas só pode adotar um. E agora? Como saber qual é o cachorro ideal para você? Para sanar essa dúvida cruel, preparamos algumas dicas e reflexões que vão te ajudar no momento da adoção. 

 Vamos lá?

O seu tipo

cachorro sorrindo

 Antes de pensar no seu novo amigo, pense um pouco sobre você (e nas outras pessoas que vão conviver com ele). Que tipo de pessoa você é? Alguém mais tranquilo, caseiro, organizado, ou alguém mais ocupado e energético?

  Se você é do tipo mais tranquilo, por exemplo, talvez não seja a melhor ideia adotar o cachorro mais agitado, que está correndo, brincando e interagindo mais com as pessoas. Essa seria uma escolha melhor caso você seja alguém com mais tempo, que gosta mais de atenção e esteja sempre disposto a brincar com ele.

 Também pense na sua casa, no ambiente onde ele vai morar. Quanto espaço você tem para oferecer? Ele vai poder dormir no seu sofá? Sabendo disso, é melhor adotar um de porte grande ou pequeno? Mesmo que você viva num apartamento minúsculo, há um tipo de cachorro ideal para você!

 Faça uma análise profunda de você mesmo, da sua rotina e do seu espaço. Isso já deve te dar uma boa ideia sobre o seu tipo de bichinho ideal.

Idade

adoção é importante

 A maioria das pessoas gosta de adotar filhotes, que são geralmente mais fofos e apelativos, mas adotar um cão mais velho também tem suas vantagens: Além de poderem aprender tanto quanto qualquer filhote, eles são geralmente muito carentes e amorosos, perfeitos inclusive caso você tenha uma família mais tranquila, com idosos ou crianças muito novas. 

 Outra vantagem é que a personalidade de um cão adulto já é bem definida, você saberá exatamente que tipo de bichinho está levando para casa, e também não vai ter que lidar com ele roendo coisas por aí como forma de aprendizado. Tudo isso aliado ao fato de que você estará dando um lar para quem realmente precisa. Muitos cães que não são adotados quando filhotes passam anos, ou até o resto da vida esperando por um lar. Vale a pena considerar, não acha?

Macho ou fêmea?

Chegamos numa decisão muito importante. Cada sexo tem diferenças biológicas fundamentais e a escolha de qual adotar vai depender, de novo, do seu estilo de vida.

 Fêmeas geralmente mudam muito de humor, pois passam pelo período do cio, com várias oscilações hormonais e podem até ter a chamada “gravidez psicológica”. Os machos, por sua vez, são muito territorialistas e fazem xixi por toda parte, além de demonstrarem mais carência. Vai muito do seu gosto pessoal e disposição para viver com as vantagens e desvantagens de cada um. 

Amor à primeira vista

menina segurando cachorro filhote

 Mas é claro, sempre tem aquele que nos identificamos mais, que, independente de raça, sexo, tamanho ou idade, faz nossos olhos brilharem e simplesmente criamos uma conexão instantânea. 

 Bom, se você tem condições de criar, talvez esteja tudo bem em deixar as exigências mais racionais um pouco de lado e confiar na sua intuição. Tem até quem diga que não somos nós que adotamos nossos cachorros, eles que nos adotam. Afinal, animais de estimação também podem nos ensinar muito sobre nós mesmos, e o cachorro ideal nem sempre é exatamente aquele que você espera, mas o que te conquista e te faz feliz.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email

Tapete para cães de pequeno a médio porte

Turma do pinicão

Outros artigos
O que são cães de apoio emocional
Como ensinar filhote a usar o tapetinho
cachorro filhote fundo amarelo