7 cuidados para ter com seu cãozinho com a chegada da primavera

7 cuidados para ter com seu cãozinho com a chegada da primavera

Júlia A.

Oi, pessoal! Aqui é a Pinicão, sua amiga de todas as horas para garantir que o seu cãozinho esteja sempre bem cuidado e feliz! A primavera está chegando, e com ela vêm dias mais quentes, muitas flores e aquela vontade de passear mais com nossos peludos.

Mas, além da diversão, essa estação também traz alguns cuidados extras que devemos ter com nossos cães. Se liga nas nossas dicas para que seu melhor amigo aproveite a primavera de forma saudável e confortável!

1. Proteja seu amiguinho de parasitas – eles também gostam da primavera!

Com a primavera, o clima começa a esquentar e, junto com as flores e o verde dos parques, surgem os temidos parasitas, como pulgas, carrapatos e mosquitos. Essa é a estação do ano em que os parasitas são mais ativos, e eles podem causar sérios problemas de saúde para os pets.

cãozinho labrador retriever pequeno combate a comichão coçando com a pata

Pulgas e carrapatos são responsáveis por transmitir doenças como a erliquiose (doença do carrapato), que afeta o sangue do animal, causando sintomas como febre, apatia e, em casos graves, pode até levar à morte. Já os mosquitos podem transmitir a leishmaniose e a dirofilariose, que atacam o sistema imunológico e o coração do seu cãozinho.

Portanto, mantenha a proteção do seu peludo sempre em dia com coleiras antiparasitárias, medicamentos tópicos ou orais recomendados por seu veterinário. Ah, e se for passear em áreas mais arborizadas, dê uma olhadinha no pelo dele ao voltar pra casa – uma boa escovada pode prevenir infestações!

2. Cuidado com as alergias sazonais

Se você já sofre com a primavera por conta do pólen no ar, saiba que seu cãozinho também pode ter problemas parecidos! De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária, muitos cães apresentam reações alérgicas com o aumento do pólen, gramíneas e poeira nessa época do ano. Os sinais mais comuns incluem coceiras intensas, espirros frequentes, olhos vermelhos e orelhas inflamadas.

Veterinário verificando os olhos do cão

Se você notar que seu cãozinho está apresentando algum desses sintomas, é importante procurar um veterinário para identificar a causa da alergia e tratá-la adequadamente. Manter a higiene do pet em dia, escová-lo regularmente para remover detritos e lavar os itens que ele usa com frequência (como caminhas e brinquedos) pode ajudar a aliviar os sintomas.

3. Tosa e higiene adequadas – menos calor, mais conforto

Com o aumento das temperaturas, muitos tutores pensam em tosar os peludos para deixá-los mais confortáveis. Porém, é importante saber que nem todos os cães precisam de uma tosa para se refrescar. Algumas raças possuem uma pelagem que ajuda a regular a temperatura corporal, como é o caso dos Golden Retrievers e Huskies Siberianos, que possuem uma camada dupla de pelo. Nesse caso, tosar pode fazer mais mal do que bem.

Salão de tratamento de cães da raça Shih Tzu

Por outro lado, cães com pelagem longa ou densa podem se beneficiar de uma tosa leve para reduzir o calor e facilitar a ventilação da pele. Mantenha a tosa em dia com um groomer de confiança e lembre-se de manter o banho regular, mas sempre utilizando produtos específicos para pets – nada de usar shampoo humano, combinado?

4. Atenção redobrada com a hidratação

Assim como nós, os cães precisam de bastante água durante a primavera, especialmente nos dias mais quentes. De acordo com estudos da American Kennel Club, a hidratação é fundamental para manter a saúde do seu cãozinho, especialmente em atividades ao ar livre. Cães desidratados podem apresentar sintomas como gengivas secas, letargia e perda de apetite.

Por isso, sempre tenha à disposição água fresca e limpa para seu cãozinho, principalmente durante os passeios. Uma dica legal é investir em uma garrafinha portátil para levar nos passeios mais longos, garantindo que ele tenha água à vontade.

5. Cuidado com as plantas tóxicas no jardim e em casa

Um cachorro está sentado em um jardim com flores e folhas

A primavera é a estação das flores, e muitas pessoas gostam de enfeitar suas casas e jardins com plantas coloridas. No entanto, nem todas as plantas são seguras para os pets! Algumas espécies, como lírios, azaleias, samambaias e antúrios, podem ser tóxicas para os cães se forem ingeridas, causando desde irritações leves a problemas graves no sistema digestivo e até falência renal.

De acordo com a American Society for the Prevention of Cruelty to Animals (ASPCA), milhares de cães são atendidos anualmente por ingestão de plantas tóxicas. Portanto, se você tiver plantas em casa ou no jardim, certifique-se de que elas não são perigosas para seu doguito. E se ele ingerir alguma planta que cause reações, leve-o imediatamente ao veterinário.

6. Exercícios moderados para evitar o superaquecimento

Durante a primavera, é natural querer sair mais para passear com seu cãozinho, aproveitando o bom tempo e os dias mais longos. No entanto, é importante ficar atento aos horários dos passeios para evitar o superaquecimento do animal. Nos dias mais quentes, prefira passear nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde, quando as temperaturas estão mais amenas.

Raça de cães Labrador Retriever no campo. Cachorro correndo na grama verde. Cão ativo ao ar livre.

Cães podem sofrer de hipertermia, também conhecida como insolação, quando expostos ao calor excessivo. Os sintomas incluem respiração ofegante, fraqueza, vômito e até desmaios. Para evitar isso, mantenha os passeios curtos e sempre tenha água disponível para seu peludo.

7. Tapetes higiênicos Pinicão – seu aliado para os dias mais intensos de primavera

Com a primavera, além dos passeios mais frequentes, é comum que o seu cãozinho volte para casa com as patinhas cheias de pólen, sujeira ou até lama, dependendo da aventura do dia. E para quem vive em apartamento ou tem uma rotina mais agitada, nem sempre é possível garantir que o pet faça suas necessidades durante os passeios.

É aí que entram os tapetes higiênicos Pinicão, seu grande aliado para manter a casa limpa e o ambiente do seu cãozinho confortável!

tutora de cãozinho posa com ele com um pacote de tapetes higiênicos Pinicão

Os tapetes higiênicos Pinicão são ideais para absorver o xixi e manter o ambiente seco, ajudando a evitar a propagação de sujeiras que vêm de fora, especialmente nessa época do ano, quando o pólen está em alta. Eles são super absorventes, práticos de usar e ajudam a reduzir o cheiro desagradável, mantendo o espaço do seu cachorro sempre limpinho.

Além disso, tapetes higiênicos são uma ótima solução para cães que sofrem de alergias sazonais, como as causadas pelo pólen. Eles podem se sentir mais confortáveis ao ficar em casa, evitando o contato com alérgenos. Segundo especialistas da Sociedade Brasileira de Alergologia Veterinária, é importante limitar a exposição a ambientes externos durante os períodos de pico de pólen, e os tapetes higiênicos garantem que seu cãozinho não precise sair de casa a todo momento.

Viva a estação das flores com segurança!

A primavera é uma época maravilhosa para curtir com seu melhor amigo, mas exige alguns cuidados extras para garantir que ele esteja sempre saudável e protegido. Seguindo essas dicas, você pode aproveitar os dias mais longos e ensolarados com tranquilidade, sabendo que seu peludo está em boas mãos – as suas, claro!E sempre que precisar de uma ajudinha, pode contar com a Pinicão para cuidar do conforto e bem-estar do seu melhor amigo, em qualquer estação! Agora é só aproveitar a primavera e se preparar para muita diversão com seu cãozinho! Até a próxima!

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email

Tapete para cães de pequeno a médio porte

Turma do pinicão

Outros artigos
filhote erro de criação
Como ensinar seu cachorro a usar o tapete higiênico
cachorro de pequeno e médio porte